Montag, 20. August 2012

Basel

Hoje vou levar vocês pra Basel.

Basel é considerada a capital cultural da Suíça, e é a terceira maior cidade do país. Vou ser bem sincera e dizer que não é uma das minhas cidades favoritas, mas pra passar um dia, dar uma caminhada e conhecer um pouquinho mais da Suíça é bem interessante. Basel é a cidade das três fronteiras, França, Alemanha e Suíça. Logo que você desembarca na estação de trem tem o posto da alfândega para chegar à França.

O turismo é muito bem organizado. A cidade é dividida em várias rotas que levam o nome de basiléios famosos (desculpem, mas não sei como se chama alguém nascido em Basel em português. Pro caso de eu precisar de novo, vou usar a palavra Basler). Nas ruas as rotas são marcadas com colunas que indicam a direção de cada rota. O rosto de cada Basler tem uma cor, e uma flechinha mostra pra onde ir. 

Cada rota tem um tema, por exemplo: 

Rota do Erasmo: é a rota do coração da cidade. Fazem parte a praça da catedral, que é usada para vários eventos como Open-Airs e Shows. A praça do mercado (onde até hoje são feitos mercados de rua, com barraquinhas vendendo desde queijos e salames feitos pelos fazendeiros, até artesanato). Seguindo a praça do mercado, chega-se às ruas de compras principais. A vista do morro que pertence à floresta negra (sim.. como o bolo) e o início do rio Reno também são parte da rota. Na catedral há túmulos de Baslers famosos inclusive o Erasmo de Rotterdam. Essa rota dura 30 minutos.

Rota do Jacob Burckhardt: Essa rota é muito interessante pois mistura o hoje e o ontem. Começa e termina na Praça do Mercado. Arquitetura e obras modernas, e também pertencentes ao novo gótico caracterizam a rota. A Tinguely-Brunnen e o Museu Histórico que são bem contrastantes valem várias fotos. a rota dura 45min.

Basel tem mais 3 rotas que pra quem se interessar, me escreva e eu levo pra descobrir.

Pra quem gosta de futebol, vale uma passadinha rápida no estádio do FCBasel. Pra que vai com as crianças, logo em frente o estádio tem o St. Jakobs Park, que tem estátuas de dinossauros e principalmente com crianças pode ser bem divertido. O zoológico também é muito famoso por abrigar várias espécies raras, diversão garantida com a gurizada.

Basel é cortada pelo rio Reno, dividindo a cidade em grande e pequena Basel. A Mittlere Brücke (ponte do meio) é uma das 14 pontes que ligam as duas partes da cidade, e é a ponte mais antiga sobre o rio Reno. Vale uma foto.

O carnaval de Basel também é muito famoso. Aqui se chama Fasnacht e é comemorado em datas diferentes em cada cidade. Bandas (com o pessoal vestindo muita roupa pois em fevereiro o inverno é rigoroso) animam a festa, e muitos suíços vão pra Basel curtir. Para os baslers é um orgulho.
Outra atração que faz parte da cidade são as feiras como a Feira de exposição de relógios e a Art-Basel.

Para os jogadores de tênis, há um bom motivo para vir pra Basel. Dizer que esteve na cidade onde nasceu o Roger Federer é muito legal. (Roger Federer: considerado por alguns um dos melhores jogadores de tênis de todos os tempos).

Infelizmente não conheço muitos restaurantes em Basel, mas no site http://www.basel.com/de/search/restaurants você encontra várias sugestões.

Por hoje vou deixando vocês por aqui com algumas fotos.
beijos
Renata.













Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen