Montag, 4. Juni 2012

Meus queridos suíços

Hoje vou levar vocês para conhecer um pouco dos suíços. Mas vou me limitar e falar somente dos suíços alemães porque moro nessa regiao. O post vai ficar enorme, vou tentar escrever com alguma ordem, mas não se irritem se virar um caos.

Como falei no post anterior, a Suíça é dividida em quatro áreas com língua e cultura totalmente diferentes.

Os Suíços alemães são os mais fechados, quietos, conservativos. Eles são assim "na sua". Não estão muito aí para o que os outros falam e particularmente acho bem difícil conversar com eles. Já passei por situação de sentar no trem ao lado de dois colegas de escola, e passar 1h sem trocar uma palavra (uuf,, desconfortável a situação viu...) talvez seja assim porque os suíços são muito discretos e cuidadosos com sua opinião. Eles tem que pensar no que vão falar.

Eles são simples, gostam de coisas pequenas e não de esbanjar. Mas devido aos altos salários, os suíços tem condições de comprar os aparelhos mais modernos, porém não é motivo de contar pros amigos. Sobre dinheiro não se fala com suíço. Eles não querem saber quanto você ganha ou quanto você pagou pela televisão nova.

Por serem mais fechados, eles apreciam o seu silêncio. No trem, fale baixo no celular (se possível, nem fale). Converse baixo, para que possa ouvir as folhas do jornal virando (e para que os outros leiam em paz) e as teclas do laptop dos senhores engravatados trabalhando. E faça seu filho se comportar. (senão você ainda pode levar um pitão). O jornal diário é sagrado. São distribuídos de graça. Das 7h às 10h e das 17h as 19h você praticamente não vai ver um suíço que não esteja lendo seu jornal.

O que eu acho de mais, e fiquei muito mal acostumada, é o perfeccionismo e a pontualidade. O que os suíços fazem é muito bem feito e sobre tudo pontual. Aqui 10h é 10h não é 9h59 nem 10h01 (como dizia meu pai). Não os deixe esperando, é muito mal educado. Ou pelo menos avise se relamente atrasar.

Em casa de suíço tira-se o sapato para entrar. Até mesmo se você foi convidada para um jantar e vestiu seu vestido e salto mais lindos.. você vai receber um chinelinho de pano. Eles são muito limpos. Nunca, jamais jogue lixo no chão. Bem gentilmente alguém vai te avisar que você perdeu algo.

Os suíços valorizam muito o seu tempo livre, muito mesmo. No verão saem do escritório mais cedo pra curtir um solzinho. O verão é curto e se você só pensa no trabalho, quando vê passou. O trabalho pode esperar até chegar o inverno. Eles investem muito também nos seus Hobbys. Vou voltar a esse assunto quando falar sobre o turismo. Tem muito o que contar.

Os suíços recebem uma educação de altíssima qualidade. Escola de graça, Universidade que custa Fr. 400,00 por ANO!!!! E muitas outras oportunidades pra quem não quer fazer uma uni (como eles chamam). Quem cresce em região de fronteira linguística é geralemente bilíngues. Inglês é regra e poliglotas não são raridade. Imposto paga-se muito aqui, absurdamente muito. Porém tudo funciona perfeitamente. Pago até com gosto, sabendo que minha filha não vai gastar um tostão pra estudar até os 18 anos.

Mas como nada na vida é perfeito, os suíços tem seus defeitos (bem chatos na verdade). Suíço fuma (muito!!!)não se assute se ver crianças de 14 anos com o cigarrinho na mão (ou se assuste, mas você vai ver isso com frequência). Não fumante não tem prioridade, você não fuma? saia de perto. Além disso, toco de cigarro é a única coisa que você pode jogar no chão sem ninguém reclamar. Eles não gostam de esperar na fila. Disfarçam e vão furando (irrita!), já discuti por isso. Idosos e grávidas não tem fila prioridade e poucos levantam para dar lugar no ônibus.

Mais ou menos assim são os suíços. Gosto muito deles e fiquei muito mal acostumada com as suas qualidades. Hoje em dia me stressa quando o ônibus atrasa 5 minutos, ou quando alguém me deixa esperando. Os que me conheceram no meu tempo pré-Suíça diria: Quem te viu, quem te vê. Mas o ser se adapta ao meio, e agora sou chata com atraso mesmo!

Eu teria mais pra contar sobre o assunto, mas ta grande que chega o post. Vou encaixando mais coisas interessantes sobre os suíços nos próximos posts. Semana que vem vou falar sobre os transportes. Logo vou chegar no assunto turismo e contar pra vocês o que é que a Suíça tem!

Vou deixando vocês por aqui.
Re.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen