Montag, 11. Juni 2012

Transporte público, um orgulho!

Hoje vou levar vocês pra conhecer um pouco  do transporte público.
 É, o transporte público suíço é motivo de orgulho. Até pra mim! Mas tem tanta coisa pra contar... o transporte aqui funciona complexamente perfeito. Dizem que a compra dos tickets devia ser classificado como ciência. Assim como existe as ciências naturais, sociais, exatas, deveria existir ciências de tickets de trem suíço. E eu não estou exageirando. De tão complexo, às vezes nem os próprios suíços sabem o que comprar, devido às inumeras possibildades de se viajar de trem, bonde, ônibus, barco.

E na sua perfeita complexidade, tudo faz lógica e funciona lindamente! Na Suíça existem milhões de possibilidades de se chegar a algum lugar, e a conexão entre os meios de transporte é (mais uma vez) perfeita!

Desculpem usar tantas vezes a palavra "perfeito", mas é um ótimo adjetivo para descrever o transporte público. Fora isso acho que nem preciso falar muito sobre a pontualidade. Eles são pontuais e ponto! Se alguma vez não forem, uma vozinha simpática vai falar no alto falante o porque do acontecido, e gentilmente pedir desculpas e agradecer pela compreensão. Da até gosto ficar esperando.

Ta, já puxei muito o saco. Vou tentar contar como é o tal do transporte público. E como aconteceu no post sobre os suíços, isso aqui vai ficar enorme!

Pra começar vamos entender como se paga uma viagem, ou mesmo uma ida daqui ali. Em todas as estações de trem e pontos de parada, seja bonde, ônibus ou barco tem a complexa máquina de tickets. A passagem é paga por trecho. Se você anda 2 estações é um preço, se você anda 10 é mais caro (o que particularmente eu acho muito inteligente).

Uma vez comprado (não vou explicar como comprar, eu precisaria um site todo só pra isso), guarde muito bem guardado seu ticket. Não tem cobrador, mas volta e meia passa um controlador que vai querer vê-lo. Muita gente arrisca de viajar sem, o que com um pouquinho de sorte, pode funcionar, já que nem sempre tem controle. O problema é que com muito azar, se você perder o ticket ou der uma de espertinho e não comprar, a multa é salgada. Fr 100,00 pra mais!! Você não tem dinheiro na carteira? Não se preocupe! a maquininha mágica do senhor controlador aceita cartão de crédito. Não tem cartão? Não se preocupe! Eles dão um jeito, você não vai embora sem pagar. (viu.. complexamente perfeito).

Mas e daí, você planejou de pegar o tal trem mas se atrasou e não teve tempo de comprar o ticket. Tem jeito também. Nos trens interRegionais, você pode comprar o ticket com o controlador durante a viagem. Quem tem um smartPhone, baixa a App da SBB (empresa que coordena todo o transporte público) e compra lá, pagando com o cartão de crédito registrado. Esse ticket vai ser scaneado e você vai viajar feliz e tranquilo. A App até localiza onde o ônibus está!! E avisa se o trem está lotado, e nesse caso dá a dica de fazer um upgrade e comprar o ticket de primeira classe, que geralmente é mais vazia. Sim... os trens têm primeira e segunda classe, todos.

Todas as estações e paradas têm mapas da região e da malha ferroviária ou das paradas de bonde e ônibus. Assim você sempre sabe onde está e pra onde vai com qual meio de transporte. Em cada parada tem o plano de horário, ta escrito certinho em qual minuto o ônibus vem. É lindu! Você também encontra todo o plano e descrição dos roteiros online. www.sbb.ch pra quem quer dar uma espiadinha.

Além de tudo isso tenho que ressaltar a modernidade e a rapidez dos transportes. Cada meio é equipado com monitores que mostram qual a próxima parada, quais as possiveis conexões e se alguma está atrasada. Qualquer acidente ou problemas técnicos que atrasem conexões também serão avisados. Nos trens que vão para o aeroporto ou os interRegionais as informações são passada em alemão, inglês e francês ou italiano (dependendo de onde vem e pra onde vai). Por causa da rapidez e do tamanho do país, chega-se muito rápido ao seu destino. Até mesmo fora do país. O TGV (trem de grande velocidade, que chega a mais de 300km/h) faz Zürich - Paris em 4 horas e muito mais confortável do que o stress de um aeroporto.

Existem também os trens turísticos como o "Glacier Express" que faz a rota Davos, St. Moritz, Zermatt (regiões nos alpes, muito famosas e conhecidas pelo luxo dos hotéis e estações de esqui, muito visitada por famosos) em 7 hora. Dizem ser a rota de trem mais conhecida do mundo. http://www.glacierexpress.ch
Lógico que existem muitos trens turísticos, mas vou me limitar à esse e para os interessados, posso pesquisar mais.

As empresas de transporte também dão a possibilidade de alugar ônibus e bondes para realizar eventos. Eu acho o máximo. São alugados inclusive para casamentos. Os casais costumam alugar para fazer um aperitivo com os convidados, do caminho da igreja até o local da festa. Tem gente que faz até mesmo a cerimônia no bonde! Custa caro, mas é uma opção muito legal.
http://www.stadt-zuerich.ch/vbz/de/index/produkte_dienstleistungen/extrafahrten.html

Adorei escrever sobre os transportes.. sou mesmo fã de como tudo isso funciona.
Bom gente.. com certeza eu teria muito mais pra contar, sobre os barcos por exemplo, mas vou hoje vou deixando vocês por aqui. Para os curiosos e interessados me escrevam para saber um pouco mais.
A baixo algumas fotos.

Abraços
Re.

Glacier Express


TGV
Trem SBB



Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen