Dienstag, 26. Juni 2012

Zürich - Turicum

Hoje vou levar vocês pra conhecer Zürich.
Uma das cidades que eu mais gosto na Suíça, a primeira que conheci, e foi a minha segunda casa quando cheguei aqui. No começo me senti muito perdida em Zürich, o trânsito, as estações de trem enormes! Trens, bondes e turistas por todos os lados. Em Zürich vivem também muitos estrangeiros e foi a primeira vez que vi muçulmanos e indianos.. eu achava tudo muito curioso.

Eu acho a cidade toda agitada, viva. Muita gente, muitas lojas, da mais caras às mais baratas, barzinhos, restaurantes.. cidade velha e moderna tudo junto. No verão as pessoas almoçam sentadas nos parques, na beira do lago, nos gramados e cada um cuida da sua vida. Se você ta de biquininho, biquinão ou pelado, o problema é seu. E eu acho o máximo.

Zürich é a capital financeira da Suíça. Aqui se concentram bancos como UBS, Credit Suisse e Julius Bär. É muito dim dim pra um lugar só! $$$$ A cidade já foi muitas vezes classificada como uma das mais caras e com melhor qualidade de vida do mundo.(to bem heim!)
Via de regra a cidade é limpíssima (como os suíços em geral). Com exceção das sextas e sábados depois das baladas, que a rua fica cheia de garrafas, tocos de cigarro e embalagem de comida. Lógico que com a organização da cidade tudo está limpo até as 8h da manhã seguinte.
No fim de semana o point é a cidade velha, chamada de Niederdof. O bairro é uma gracinha. Arquitetura antiga, igrejas, barzinhos, baladas e muitos becos e ruazinhas com subida, quanto mais pra cima você anda, mais linda é a vista por rio Limmatt.

No inverno é frio, mas ninguém fica paradão. O natal é um agito com o Mercado de rua na Bahnhofstrasse (rua da estação de trem). As lojas são lotadas (suíço adora uma comprinha, assim como os turistas). As mais procuradas são a Manor que é uma loja de departamentos a Franz Karl Weber loja de brinquedos e as maravilhosas chocolaterias como a Merkur e a Sprüngli (parada obrigatória para turistas em qualquer época do ano). As ruas são decorada e as luzes ficam lindas quando começa a escurecer, la por 4h da tarde.

Turistas que vêm visitar Zürich não precisam se preocupar com alugar carro. Mesmo sendo uma capital Zürich não é uma cidade muito grande e os pontos turísticos se concentram no centro, principalmente na cidade velha (fora o trânsito intenso no final da tarde e as ruas onde são proibidos carros). O transporte funciona perfeitamente e você pode chegar em todos os lugares de tram (bonde), trem, ônibus e barco. A parada final dos barcos fica no Bürkliplatz (no final da Bahnhofstrasse começando pela estação central). Se preferir passear pelo Lago a pé a paisagem é linda, e aproveite para molhar os pés no geladíssimo lago.

Paradas obrigatórias em Zürich são:
uma volitnha pela Bahnhofstrasse (mas esconda o dinheiro, você terá muita vontade de fazer compras, só não esqueça que a Suíça é um dos países mais caros do mundo)
uma volta pelo Niederdorf (lá aproveite para tomar uma cervejinha e comer uma servelat no verão ou um tomar um Glühwein e comer Foundeu no inverno)
as igrejas
Grossmünster
Frauenmünster
St. Peter
o parque Lindenhof (com uma das vistas mais lindas do rio limmatt e com um pouco de sorte e céu azul poderá ver também os alpes)
ETH - Universidade Tecnológica de Zürich(suba com o trenzinho do Polibahn que é uma gracinha)
Rathaus
e lógico o Lago de Zürich

E hoje vou deixando vocês por aqui.
Beijos
Re.


Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen