Mittwoch, 4. Juli 2012

Baden

Hoje vou levar vocês pra Baden

A cidade que eu moro e que aprendi a gostar. Sempre morei em cidade grande, fui piá de prédio e nosso apartamento era do lado de uma via rápida. A Suíça é pequena, inclusive as cidades grandes, mas em Zürich eu pelo menos tinha o caos a que era acostumada. Quando resolvemos mudar e vir pra Baden eu tive medo. O centro se resume à duas ruas, os mercados maiores são dentro da estação de trem, fora isso só mercadinhos. Eu não sabia como ia me acostumar com isso.
Mas decidi tentar. Afinal a gente sempre pode voltar atrás. Hoje em dia eu não voltaria mais pra Zürich, muito menos pra uma cidade grande como Curitiba (que tão grande assim também não é). Adoro Baden, aqui tem tudo que preciso, moro a 5 min do centro, sábado é dia de mercado de rua e as ruas estão cheias de jovens, famíias e idosos, todo mundo aproveitando o fim de semana, faça chuva, neve ou sol. E se eu precisar ir pra Zürich preciso de apenas 20min. Sobre a organização da cidade não tem muito pra falar. Resumindo: é organizada e tudo funciona.

Pequena e charmosa, Baden é conhecida pelos Spas de águas termais (Baden significa Banho ou banhar-se). Vários hotéis oferecem pacotes de Wellness e Spa. Para um dia de descanço, massagem, meditação e preguiça Baden é o lugar certo. http://www.baden.ch/xml_1/internet/de/application/d78/d2196/f217.cfm

A oferta cultural também é grande. Festivais de tearto e cinema ou jazz e blues acontecem todo ano e movimentam a cidade. Uma vez a cada 5 anos tem a Festa da cidade de Baden. site oficial da festa: http://www.stadtfest-baden.ch A festa dura 10 dias. Tem vário shows com bandas locais, barraquinhas de comida e de artesanato e também de clube de danças ou até mesmo capoeira! E esse ano tem festa!!! do dia 17 a 26 Agosto. Pra aqueles que vierem conferir, talvez nos encontramos por lá!

A cidade velha de Baden é uma delícia! Paisagens lindas, com as construções antigas e o rio Limmat, que corta a cidade. No centro da cidade tem um elevador que desce até as margens do rio, vale muito a pena conferir e passar uma tarde caminhando pela cidadezinha. Na hora do café da tarde, a confeitaria Moser é o lugar. Doces e salgados deliciosos, cafés de vários tipos, com diferentes aromas, quente ou frio com sorvete e o pessoal é super simpático.

aí está o link com a foto das ruínas de Baden. São as ruínas do antigo castelo. A caminhada até lá em cima é puxada mas maravilhosa, e a recompensa maior vem no final com a vista da cidade toda.
http://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Beleuchtung_ruine_stein_baden.jpg
Minha dica de restaurante é o Torre. Carne boa, atendimento ótimo e por ser no último andar do prédio, tem também uma vista maravilhosa para as ruínas.

Vou deixando vocês por aqui
beijos
Renata.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen