Dienstag, 10. Juli 2012

Luzern

Hoje vou levar vocês pra Luzern.

Amanhã vou pra lá levar minha mãe passear. É a segunda cidade da Suíça que eu mais gosto. Luzern é chique, como eu posso explicar? É assim clássica, bonita, na minha opinião bem diferente de Zürich. Talvez por isso gosto tanto, acho que os estilos se completam.

Luzern fica a 50 minutos de Zürich e tem trem direto. A língua é alemão. A cidade é pequeninha, tem 29,06 km2 e pode ser visitada em um dia a pé. Como ja falei no post sobre Zürich, carro não é necessário. Os pontos turísticos são localizados em sua maioria no centro e muitas vezes em áreas onde é proibido entrar de carro, além diss a paisagem é muito linda e seria pena ver tudo pela janela.

Em alemão a palavra para pontos turísticos eu acho muito legal. Sehenwürdigkeiten (sehen = ver Würdig = Digno) ou seja: Dignos de ser visto. "Ponto turístico" parece uma coisa somente para turistas e que vão cobrar caro pra entrar. Dignos de ser visto acho tão merecido. Vou procurar usar mais vezes essa palavra aqui no Blog.

Logo na saída da estação central, que por si só merece muitas fotos, os viajantes já se deparam com uma vista maravilhosa! A Kapellbrücke, que é a ponte de madeira mais velha do mundo, junto com o Wasserturm ligam a cidade velha à cidade nova que são cortadas pelo rio Reuss que é tão limpinho que da pra ver até o fundo. Em 1993 uma boa parte da ponte foi destruida por um incêndio. Ela foi reconstruída e como as famosas pinturas da ponte foram registradas anos antes, puderam ser restauradas.
Outro ponto digno de ser visto (e muito digno por sinal) é o Monumento do Leão. Ele é esculpido em um paredão de pedra, o que é muito impressionante. É um monumento dedicado a 1100 soldados que montavam a guarda do rei Ludovico XVI e em uma ação de defesa do castelo da família real durante a revolução francesa, 760 soldados foram mortos. À cima do leão está escrito "HELVETIORUM FIDEI AC VIRTUTI" (a fidadelidade e a coragem dos suíços).

Luzern tem muitos mais pontos dignos de serem vistos. Eu adoraria escrever sobre cada um, mas daí seria melhor escrever um livro. Pra resumir aqui vai uma lista.
http://www.luzern.com/de/sightseeing-fuehrungen/sehenswuerdigkeiten?pn=1

Os eventos famosos em Luzerna são o Carnaval e o Festival de de Blues. Os dois acontecem anualmente.
No almoço ou jantar recomento o Rathaus Brauerei. O Rathaus é o prédio da antiga prefeitura. Hoje encontra-se lá uma Cervejaria (Brauerei). Faça foto do prédio que é um dos pontos dignos de ser visto de Luzern e está protegido como patrimônio histórico. Tome a cervejinha que é fabricada pelo próprio restaurante e faça fotos da cervejaria.

Para a sobremesa recomendo um café com sorvete da Mövenpick (sorveteria suíça com o melhor sorvete do planeta! sem exageiro) encontrado em vários Cafés na cidade.
Perto de Luzern estão localizadas as famosas montanhas Rigi e Pilatus e para os que fazem questão de visitar uma montanha dos alpes suíços, essas são uma ótima opção. Coloque um tênis resistente, leve uma garrafa de água e aproveite a caminhada até o pico. Uma vez escrevo somente sobre Rigi, vale a pena.

vou deixando vocês por aqui com algumas fotos.
beijos a todos.

Kapellbrücke und Wasserturm

Rio Reuss

igreja jesuita

Cervejaria


Café e sorvete Mövenpick

Monumento do Leão


fonte: Wikpedia
fotos: Renata Säuberli
 






Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen