Montag, 16. Juli 2012

turista ou viajante?

Uma vez eu escrevi no blog que ia explicar o que na minha opinião diferencia um turista de um viajante. Acho que dependendo da definição em que você se encaixa, vai influenciar em quanto você vai gastar na Suíça (ou em qualquer outro lugar).
Pessoalmente eu acredito que ser viajante é melhor do que ser turista (e os que se definem turistas não me levem a mal). Em Londres eu vi um placcar que dizia: Pegue o ônibus 11, ele faz a mesma rota que os ônibus de turismo. Eu acho uma dica muito válida.

Quando eu viajo eu gosto de conhecer a cidade mesmo, não a cidade fantasiada para os turistas, com os clichês de souvenirs ou comida. Eu gosto de saber o que a população come, onde eles compram, quais barzinhos eles vão, eu tenho vontade de me sentir dentro da cidade e não no mundo decorado pra turista ver.
Adoro ir em supermercado, comprar 1L de água por 0,75 centavos e não 4,50. Adorei comer churrasco grego numa barraquinha em Atenas, pasteis de belém numa confeitaria escondida em Lisboa e não fique triste por não ter assistido uma apresentação de flamenco em Barcelona, já que seria mais ou menos como querer ver o carnaval do Rio de Janeiro em Porto Alegre. Porque eu não quis ir pra Barcelona conhecer a Espanha.

Por que não pegar ônibus ou metrô ao invés de taxi ou linha turismo? porque não se arriscar em becos procurando a melhor confeitaria ou restaurante? Porque não procurar souvenirs diferentes daqueles tipo "fui pra Suíça e lembrei de você"? Porque não fazer parte da cidade e conhecer o que da tempo de conhecer e aproveitar cada lugar. Pra que viajar e sair correndo pra conhecer tudo em 2 dias? Porque não aprender algumas palavrinhas na língua local? Os locais adoram! Procure alguém que te dê dicas para poupar tempo e de quebra conhecer gente nova.

Para os que ainda preferem se denominar turistas, seja o turista normal, que tem seu dia desde o café até o boa noite planejado, anda atrás de uma guia e tem a segurança de que vai conhecer um pouco de tudo rapidinho, sem perder um nadica de nada. Por favor, não seja o turista "acho-que-posso-tudo-quando-estou-fora-de-casa". Como o senhor que passou por baixo da faixa de proteção no templo ao deus Posseidon na Grécia para fazer fotos, colocou uma pedrinha que estava lá a centenas de anos na mala, e ainda falou para o amigo e pra todo mundo ouvir: Só eu vou ter uma foto aqui, ninguém tem coragem!

Vou dar algumas dicas para quem vêm pra Suíça no modo viajante e quer economizar um pouco.

Visite os supermercados. Aqui existem basicamente dois mercados. O Migros e o Coop, que geralmente não se encontram nas áreas turísticas. Atravesse a ponte que liga a cidade velha à nova e vá pra nova explorar. Migros e Coop tem aos montes. Nos mercados encontra-se de tudo. Os menores têm geralmete só comida. Aproveite para comparar lá chocolates e queijos. Os chocolates são ótimos, mas por serem da marca do mercado, são mais baratos e poucos são já embalados pra presente. Já os maiores tem restaurante ou lanchonete take away e também setor com roupas, eletrodomésticos e souvenirs. A comida não é especial, mas bbb.. basica boa e barata.
A loja de departamentos Manor também tem uma àrea legal de souvenirs, dos mais clichês aos mais criativos. Geralmente têm também restaurante ou mercado.
Para chocolates mais especiais e maravilhosos visite a chocolateria Merkur e a confeitaria Sprungli. Caro, mas esse vale mesmo a pena. Pra economizar um pouquinho, faça uma visita à loja de fabrica da Lindt no bairro Kilchberg (aproveite a vista maravilhosa para o Lago de Zürich quando estiver lá). É longinho do centro de Zürich, mas tem um setor com chocolates com defeito de fabricação (como por exemplo impressão da marca tremida) que são uma pechincha, e deliciosos igualzinho aos sem defeito.

Quanto à hotéis, lembre sempre que a Suíça é pequena. Vale muito a pena procurar um hotel fora do centro de Zürich, os centrais são muito mais caros. Um hotel de bairro é mais silencioso, não tem aquele monte de grupos de turistas, você provavelmente vai achar uns restaurantezinhos ótimos pelo bairro, além de serem mais baratos. E para chegar até a estação central de Zürich 15 ou 20min são suficientes.
Se vier em Junho ou Janeiro, aproveite e saia às compras, é época de promoção e as lojas são lotadas.

Ser um viajante também não quer dizer que você não pode dar um pulinho em um restaurante pra turista para comer Fondue ou Raclette no verão. Nenhum suíço faz isso, mas não se vem pra Suíça todo dia, por isso mesmo que você seja mais o tipo viajante, permita-se um pecadinho e procure um restaurante na cidade velha, aproveite a paisagem e devore pratos de inverno no calor.

Para quem quiser mais dicas, me escreva. Tem muito mais pra explorar na Suíça.

beijos
Re

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen